Haiti: caminhão que transportava gasolina explode e provoca a morte de 60 pessoas

Médicos Sem Fronteiras está oferecendo assistência médica aos feridos, que sofreram queimaduras graves

Foto: MSF

A explosão de um caminhão de combustíveis em Cap-Haitien, no Haiti, causou mais de 60 mortes e deixou muitos ferimentos graves, de acordo com informações iniciais. As equipes de saúde de Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão atendendo as vítimas do acidente que aconteceu na noite de segunda (13) para terça-feira (14).

Cuidados de emergência

Profissionais de MSF viajaram de Porto Príncipe para Cap-Haitien na manhã desta terça-feira (14/12) para ajudar na resposta médica local. Ainda no mesmo dia, seis pacientes foram transportados de avião para a capital do Haiti e foram internados no hospital Tabarre. A unidade, administrada pela organização, é especializado no tratamento de queimaduras graves.

“Este trágico evento apenas ressalta a necessidade de tratamento para casos de queimaduras, que são um problema crônico no Haiti”, disse Jean-Gilbert Ndong, coordenador médico de MSF. “Sobreviver e se recuperar de uma queimadura severa é um processo difícil que requer cuidados médicos especializados, muitas vezes por semanas ou meses. Continuaremos recebendo pacientes de acordo com as necessidades e nossa capacidade local”.

MSF atua no Haiti desde 1991 e administra uma variedade de serviços médicos especializados e de emergência que muitas pessoas não poderiam pagar ou acessar em outro lugar. Em 2020, nossas equipes forneceram 3.780 consultas de emergência no país.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print