Dúvidas sobre MSF

Foto: Nduati Mambo

As dúvidas mais comuns sobre MSF estão respondidas no FAQ abaixo. Se você não encontrou a informação que procura, envie uma mensagem com sua dúvida.

Devo declarar as doações no imposto de renda? Como?

Apesar de não serem dedutíveis, suas doações devem ser declaradas em seu Imposto de Renda. O valor doado deve ser declarado na ficha DOAÇÕES EFETUADAS sob o código 99 – Outras doações, uma vez que se trata de doação não incentivada (não permite dedução do IR a pagar do doador).

As doações realizadas devem ser declaradas?

Em conformidade com as regras da Receita Federal do Brasil, o doador precisa informar as doações realizadas em suas declarações financeiras, acompanhada dos respectivos valores.
Como não existe um valor mínimo de doação isento de declarar, todas as doações precisam ser informadas.
 
Lembrando que, segundo o Regulamento do Imposto de Renda – RIR (Decreto nº 9.580, de 22/11/ 2018), não há dedução no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para doações a projetos como os realizados por MSF.

Quais são as formas de pagamento para doações no site?

Para doação mensal, recebemos:

– Cartão de crédito: bandeiras Visa, Master, Amex, Elo e Hipercard.

Sua doação será processada e passará a ser lançada mensalmente em seu cartão de crédito. A data da cobrança pode variar mas sempre aparecerá em sua fatura ao lado da descrição “Médicos Sem Fronteiras” e do mês de referência, com o valor em Reais (R$).

– Boleto Bancário – O boleto será gerado após clicar no botão Enviar e exibido em uma janela “Pop-up”. Se não conseguir visualizar o boleto, verifique se os “Pop-ups” estão habilitados no seu navegador.

A contribuição através de Boleto bancário gera um custo administrativo muito alto. Por isso, preferimos receber doações via cartão de crédito ou débito em conta. IMPORTANTE: Novas normas bancárias para emissão de boletos. Clique aqui para saber o que mudou.

Os demais boletos serão enviados mensalmente para seu endereço. Estamos trabalhando para otimizar o seu acesso ao boleto mensal por e-mail e/ou SMS. Caso você não receba o seu boleto no seu endereço por falhas no processo de entrega, basta acessar a Área do Doador para emitir a 2ª via. Explicamos o passo a passo neste vídeo.

– Débito Automático – Para que suas doações mensais sejam realizadas via débito automático, alguns bancos pedem que você autorize os débitos em sua conta bancária. São eles Itaú. Banco do Brasil e Santander. Clique no banco da sua opção para ver o passo a passo. Também trabalhamos com Banrisul e Bradesco.

 

– Paypal

 

Para doação única, recebemos:

– Cartão de crédito: bandeiras Visa, Master, Amex, Elo e Hipercard.

Sua doação será processada e passará a ser lançada mensalmente em seu cartão de crédito. A data da cobrança pode variar mas sempre aparecerá em sua fatura ao lado da descrição “Médicos Sem Fronteiras” e do mês de referência, com o valor em Reais (R$).

 

– Boleto Bancário – O boleto será gerado após clicar no botão Enviar e exibido em uma janela “Pop-up”. Se não conseguir visualizar o boleto, verifique se os “Pop-ups” estão habilitados no seu navegador.

A contribuição através de Boleto bancário gera um custo administrativo muito alto. Por isso, preferimos receber doações via cartão de crédito ou débito em conta. IMPORTANTE: Novas normas bancárias para emissão de boletos. Clique aqui para saber o que mudou.

 

– Paypal

Por que MSF emitiu uma cobrança em meu nome?

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez uma mudança nas regras de cobrança e envio de boletos, para que os pagamentos realizados no país sejam mais transparentes e seguros.

Agora é obrigatório que todos os boletos sejam registrados em uma plataforma de cobrança desenvolvida pela Febraban, que permite aos bancos informar ao cliente toda vez que um novo boleto for emitido em seu nome. Clientes cadastrados no serviço Débito Direto Autorizado (DDA) podem ser informados pelos bancos sobre a cobrança no momento do registro do boleto, pelos canais digitais ou com o envio de torpedos.

Se eu não pagar o boleto, meu nome pode ser negativado?

Não. O pagamento dos boletos enviados por Médicos Sem Fronteiras é totalmente facultativo.

Meu boleto veio com um valor que eu não quero doar, o que devo fazer?

O valor que consta no boleto é uma sugestão e pode ser substituído, na hora do pagamento, por qualquer outro, de acordo com a sua preferência.

O que eu faço se o meu boleto vier sem código de barras?

Se você recebeu um boleto sem código de barras, isso indica que você está cadastrado no Débito Direto Autorizado (DDA). Por determinação das novas regras da Febraban, clientes cadastrados no serviço DDA não recebem mais boletos com códigos de barras. Para pagar seu boleto basta autorizar o débito junto ao seu banco, pela internet, pelo telefone ou nos caixas eletrônicos.

O que é o DDA?

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que substitui a emissão de boletos de cobrança impressos pela cobrança eletrônica dos pagamentos. Para ler o comunicado no site da Febraban, clique aqui.

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