Medical staff talks with a patient and walking during the medical round in the isolation area of the medical center.

Em 2021, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a trabalhar em estreita colaboração com grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua e migrantes, particularmente menores desacompanhados.

Durante o inverno e a segunda onda da pandemia de COVID-19, no início de 2021, abrimos um centro de acolhimento e atendimento de emergência para as pessoas mais vulneráveis em Bruxelas. O objetivo era isolar e tratar aqueles que testassem positivo para COVID-19. Também prestamos suporte à campanha de vacinação contra a COVID-19 realizada entre maio e setembro, voltada para todos os grupos de pessoas vulneráveis.

Paralelamente, foram lançadas intervenções de emergência em abrigos em fevereiro e maio de 2021. Durante essas intervenções, identificamos um grande número de menores estrangeiros desacompanhados entre nossos pacientes. Esses menores não haviam pedido asilo na Bélgica e, portanto, encontravam-se sem qualquer suporte na cidade. Para atender às necessidades específicas desse grupo, MSF abriu um centro de acolhimento de emergência, com capacidade de 80 leitos, em outubro, onde os menores desacompanhados puderam ter acesso a vários serviços, incluindo apoio social, assistência médica e psicológica e atividades recreativas, bem como alimentação e abrigo.

Além disso, uma equipe móvel de MSF ajudou pessoas infectadas com COVID-19, ou em risco de contrair a doença, vivendo em ocupações. A equipe também realizou atividades de promoção de saúde e de prevenção e controle de infecções em abrigos para pessoas em situação de rua e migrantes.

Continuamos trabalhando no Humanitarian Hub (Complexo Humanitário, em português), um projeto conduzido em conjunto com outras organizações belgas de ajuda humanitária e uma iniciativa cidadã de Bruxelas, por meio do qual oferecemos cuidados de saúde mental a migrantes desde 2017.

Apoio em meio às inundações na região da Valônia

Quando a Valônia foi atingida por fortes inundações no início de julho, lançamos uma intervenção de emergência na província de Liège, uma das áreas mais afetadas. Nossa equipe apoiou um centro de acolhimento para vítimas do desastre, coordenando atividades e oferecendo assistência em saúde mental.

Dados referentes a 2021

330

Pacientes internados por COVID-19

180

Consultas ambulatoriais por COVID-19

Filtrar por