Os pacientes levam seus filhos para exames regulares em clínica comunitária no centro comunitário Ezequiel Zamora, localizado na fronteira com a Colômbia, no estado venezuelano de Táchira. Venezuela, abril de 2022. © Matias Delacroix

Na Venezuela, Médicos Sem Fronteiras (MSF) se concentrou na reabilitação da infraestrutura das instalações de saúde do país subfinanciadas pelo governo federal e no apoio à saúde geral e especializada em 2021.

A crise político-econômica continua afetando a vida dos venezuelanos, com milhões de pessoas lutando para conseguir acesso a cuidados médicos. Muitos hospitais em todo o país não têm pessoal médico suficiente, suprimentos, equipamentos médicos ou acesso a serviços básicos, como água.

MSF visa melhorar os serviços básicos e especializados de saúde, como o atendimento à emergência, saúde sexual e reprodutiva, vacinação e tratamento para sobreviventes de violência sexual. A promoção de saúde e o apoio à saúde mental também são componentes importantes de nossos projetos.

Em 2021, nossas equipes prestaram assistência médica em 21 centros de saúde públicos em sete áreas do país: Amazonas, Anzoátegui, Bolívar, Miranda, Sucre, Táchira e Distrito Capital (Caracas). Também trabalhamos na modernização da infraestrutura de hospitais e postos de saúde, concentrando esforços em melhorias na eletricidade, gestão de resíduos e serviços de água e saneamento. Além disso, doamos medicamentos e suprimentos médicos.

Nos estados de Anzoátegui, Sucre e Bolívar, trabalhamos na redução dos altos níveis de malária, melhorando o diagnóstico e tratamento precoces, concentrando esforços em atividades de promoção de saúde e controle de vetorial. Este ano, notamos uma redução considerável no número de casos nas áreas onde atuamos e decidimos estender nossas atividades para cobrir comunidades vulneráveis na área de fronteira do estado de Táchira e comunidades indígenas nas áreas de mineração do estado de Bolívar.

Como parte da nossa resposta à pandemia da COVID-19, reforçamos as medidas de proteção em vários hospitais e implementamos um sistema de triagem de COVID-19 em todos os centros de saúde que apoiamos. Além disso, ampliamos a capacidade de leitos hospitalares no Distrito Capital, apoiando alas de COVID-19 nos hospitais de Vargas e Lídice, oferecendo assistência médica e psicológica aos pacientes.

Dados referentes a 2021

3.590

Pessoas com malária tratadas

15.800

Consultas de planejamento familiar

5.290

Atendimentos individuais de saúde mental

400

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

Filtrar por