Na Colômbia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) concentrou-se na assistência a pessoas vulneráveis afetadas por conflitos armados em 2021. Muitas estavam vivendo em condições precárias, expostas à violência e a doenças.

Em Nariño, administramos um projeto de atendimento a emergência no município de Barbacoas. Durante o ano, nossa equipe respondeu a 12 emergências. Dez delas foram causadas por conflitos armados, cuja violência causou o deslocamento ou o confinamento de comunidades locais. As outras duas intervenções foram respostas a inundações e a um surto de malária. Além de cuidados de saúde geral e mental, oferecemos apoio às instalações de saneamento e distribuímos kits de higiene e cozinha às pessoas deslocadas. Em 2021, também inauguramos um novo projeto que oferece cuidados e atividades de promoção de saúde em áreas rurais onde há pouco acesso a serviços de saúde.

No Norte de Santander, oferecemos assistência médica geral e check-ups para crianças menores de 10 anos, bem como serviços de saúde sexual e reprodutiva e consultas de saúde mental individual e familiar. Nossas equipes trabalharam principalmente em Tibú e La Gabarra, atendendo migrantes venezuelanos e colombianos sem acesso à cobertura de saúde. Em outubro, repassamos esse projeto à ONG Première Urgence Internationale.

Em novembro, enviamos uma equipe para prestar cuidados de saúde geral e mental às comunidades indígenas e afro-colombianas no município de Alto Baudó, no departamento de Chocó, após a ocorrência de fortes chuvas. As necessidades humanitárias nessa área, caracterizadas pela falta de cuidados de saúde, educação, emprego e, mais recentemente, alimentos, foram exacerbadas em 2021 pelo aumento da violência armada.

Em 2021, denunciamos a violência perpetrada por grupos criminosos contra pessoas que atravessavam a Selva de Darién, uma faixa remota de floresta na fronteira entre a Colômbia e o Panamá. MSF destacou a necessidade de se estabelecer rotas de migração seguras e pediu aos governos regionais que forneçam proteção às famílias migrantes contra a violência.

Dados referentes a 2021

16.700

Consultas ambulatoriais

110

Mulheres receberam atenção para aborto seguro

8.090

Consultas de planejamento familiar

830

Casos de malária tratados

930

Consultas individuais de saúde mental

Filtrar por