As políticas de migração restritivas da União Europeia (UE) e da Grécia continuaram a ter impactos negativos na saúde e na dignidade dos solicitantes de asilo e migrantes que chegaram à Grécia em 2021. 

Os cortes nos gastos com programas de habitação para solicitantes de asilo e a suspensão da assistência financeira para refugiados fizeram com que mais pessoas estivessem em risco de viver nas ruas, com acesso insuficiente a comida, abrigo e instalações de higiene. 

Em 2021, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou prestando serviços de saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e apoio social a migrantes e refugiados nas ilhas de Lesbos e Samos. Em junho, abrimos uma clínica em frente ao centro de Mavrovouni, em Lesbos, para estar mais perto de nossos pacientes. Nossas equipes testemunharam o grave impacto que as condições de vida precárias, os processos arbitrários de asilo e o medo da deportação têm sobre a saúde física e mental das pessoas. 

Em setembro, a UE e a Grécia inauguraram um centro de recepção e identificação semelhante a centros de detenção em Zervou, uma área isolada longe da cidade principal, na ilha de Samos. O local é protegido por três cercas de arame farpado, e os movimentos das pessoas são estritamente controlados. Nossa equipe se mudou para mais perto do local para facilitar o acesso das pessoas ao atendimento. Entre agosto e novembro, também oferecemos primeiros socorros às pessoas que chegaram em Samos de barco. Essa intervenção nos permitiu não só garantir o desembarque seguro das pessoas, como também testemunhar sua recepção pelas autoridades. 

Em Atenas, administramos um centro diurno para migrantes, onde disponibilizamos serviços sociais, jurídicos e uma variedade de serviços de saúde. Em junho, lançamos uma campanha de promoção de saúde para incentivar e apoiar os migrantes em Atenas a se registrarem para a vacinação contra a COVID-19. No final de 2021, após sete anos de operação, fechamos nossa clínica especializada para vítimas de tortura, encaminhando os pacientes que ainda precisavam de tratamento e apoio de longo prazo para nosso centro diurno e para outras organizações. 

Leia mais:
“Governo grego é culpado por crise de fome em campos de refugiados”, The Guardian, Jan. 24, 2022 https://www.theguardian.com/world/2022/jan/24/greek-government-blamed-for-hunger-crisis-in-refugee-camps 

Dados referentes a 2021

19.100

Consultas ambulatoriais

130

Vítimas tratadas por tortura

10.300

Atendimentos individuais de saúde mental

640

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

460

Pessoas que receberam tratamento por violência sexual

Filtrar por