Na Indonésia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou concentrada na melhoria dos cuidados de saúde voltados para os adolescentes e a trabalhar com as autoridades para fortalecer o preparo e a capacidade de resposta a emergências durante a pandemia de COVID-19 em 2021. 

Nossos programas nas províncias de Banten e Jacarta prestam suporte ao Ministério da Saúde em ações para melhorar a qualidade e a disponibilidade de serviços de saúde específicos para adolescentes, tais como o atendimento de pré e pós-natal para meninas grávidas e jovens mães. Oferecemos cuidados amigáveis adaptados aos adolescentes em centros de saúde e trabalhamos para estabelecer conexões entre as comunidades locais, as escolas e os prestadores de serviços de saúde. 

Em 2021, nossas atividades em Jacarta compreenderam sessões de aconselhamento e consultas de saúde para adolescentes em internatos islâmicos e também para crianças em situação de rua. Também desenvolvemos módulos de treinamento sobre apoio psicossocial para profissionais da saúde, pontos focais – um pequeno grupo de adultos ou jovens organizados para liderar outros – e adolescentes. Conseguimos realizar algumas de nossas atividades de maneira presencial, usando os equipamentos necessários de proteção contra COVID-19, enquanto outras tiveram que ser adaptadas e oferecidas por meio de plataformas online. 

Nossas equipes em Jacarta e Banten apoiaram a resposta à pandemia de COVID-19 por meio de atividades de capacitação, como oficinas e treinamento para o pessoal médico e agentes comunitários de saúde envolvidos no tratamento de pacientes com suspeita de COVID-19. Também realizamos duas campanhas digitais de promoção de saúde sobre o vírus, abordando questões como a saúde mental e a vacinação. A primeira dessas campanhas atingiu mais de 55 milhões de pessoas. Nos subdistritos de Labuan e Carita, apoiamos a força-tarefa de vigilância e o treinamento de instrutores e doamos equipamentos de proteção individual aos centros de saúde. 

Outras atividades incluíram a assistência ao Centro de Crise do Ministério da Saúde nas respostas a desastres naturais. Após o terremoto de Mamuju, Sulawesi, em janeiro, enviamos uma equipe à região afetada para avaliar as necessidades médicas. Nossa equipe tratou 346 pacientes, ofereceu primeiros socorros psicológicos e doou kits de higiene a pessoas que haviam sido temporariamente deslocadas. Em dezembro, também oferecemos treinamentos em primeiros socorros psicológicos e gestão de dados aos socorristas da equipe local após a erupção do Monte Semeru em Java. 

Dados referentes a 2021

73

Consultas pré-natais

25

Consultas pós-natais

Filtrar por