Assistência a pessoas em vulnerabilidade após enchetes no Irã
Foto: Sacha Petiot-Smigieski/MSF

No Irã, apoiamos grupos marginalizados, como usuários de drogas, profissionais do sexo, crianças em situação de rua e pessoas transexuais, que são mais vulneráveis a doenças infecciosas e enfrentam dificuldades para conseguir tratamento. 

 Além de enfrentarem um risco significativo de contrair doenças como hepatite, HIV, tuberculose (TB) ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de uma gravidez indesejada, esses grupos frequentemente sofrem com o estigma e a exclusão, que impõem obstáculos adicionais para o acesso a cuidados de saúde. 

 Em 2021, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou oferecendo apoio clínico e psicológico a essas comunidades na capital, Teerã, e em Mashhad, a segunda maior cidade do Irã, situada na parte leste do país, próximo à fronteira afegã. Nossas equipes multidisciplinares administram clínicas fixas e móveis e trabalham em colaboração com organizações locais, como a Society for Recovery Support, uma ONG iraniana com mais de 20 anos de experiência na assistência a usuários de drogas. 

 Na periferia do sul de Teerã, oferecemos um pacote abrangente de serviços médicos, incluindo aconselhamento e apoio feito por pares, assistência psicossocial, consultas médicas e de saúde mental, atendimento de pré e pós-natal, planejamento familiar e tratamento de ISTs. Além disso, disponibilizamos testes para doenças transmissíveis, como HIV, tuberculose (TB) e hepatite C. Em 2021, dobramos o número de clínicas móveis de três para seis. 

 Em Mashhad, nossos serviços compreendem consultas gerais de saúde, triagem, tratamento e acompanhamento de pacientes com hepatite C, vacinas para hepatite B e tétano, aconselhamento, apoio social e educação em saúde, bem como encaminhamentos para unidades de saúde especializadas. Nesta área, que faz fronteira com o Afeganistão, nossos serviços estão igualmente disponíveis para refugiados afegãos, muitos dos quais estão no país há vários anos, mas ainda têm acesso limitado aos cuidados de saúde. 

 Em 2021, MSF doou 40 concentradores de oxigênio à Sociedade Iraniana do Crescente Vermelho para apoiar suas atividades em resposta à pandemia de COVID-19 no país. 

Dados referentes a 2021

48.100

Consultas ambulatoriais

6.610

Consultas individuais de saúde mental

440

Pessoas iniciaram tratamento para hepatite C

Filtrar por