Foto: Tadeu Andre/MSF

Quando o conflito no nordeste de Moçambique entrou em seu quinto ano, Médicos Sem Fronteiras (MSF) ampliou as atividades para prestar assistência ao grande número de pessoas deslocadas devido aos confrontos. 

Em 2021, os confrontos entre grupos armados não estatais e forças governamentais se intensificaram na província de Cabo Delgado. Em março, após um grande ataque a uma das principais cidades do país, Palma, ampliamos nossas atividades para prestar cuidados às milhares de pessoas que fugiram de suas casas ou foram impossibilitadas de fazer uso de serviços de saúde em áreas difícil acesso, como Mueda, Macomia, Nangade e Mocimboa da Praia. Realizamos consultas de saúde geral e mental e enviamos equipes móveis para apoiar centros de saúde e centros de tratamento de cólera. Também fornecemos apoio com serviços de água e saneamento e distribuímos itens de primeira necessidade e rações de alimentos de emergência para pessoas em trânsito ou em campos de reassentamento, bem como para comunidades locais, onde centenas de milhares de pessoas permaneceram deslocadas. 

Em Beira, MSF administra um programa que oferece cuidados de saúde sexual e reprodutiva, incluindo interrupção da gravidez e testes e tratamento para o HIV, para adolescentes vulneráveis e grupos estigmatizados, como profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens. Além disso, oferecemos cuidados a pessoas com HIV avançado em unidades de saúde na cidade. Quando o ciclone Eloise atingiu a região central de Moçambique em janeiro, apoiamos a resposta do Ministério da Saúde. 

Em Maputo, entregamos nosso centro de atendimento e de atividades para pessoas que usam drogas às autoridades de saúde locais e organizações parceiras. Criadas em 2017, essas atividades incluíam testes e encaminhamentos para HIV, tuberculose e hepatite C, distribuição de agulha/seringa, terapia de substituição de opioides e tratamento de casos de overdose. Além de fornecer tratamento e proteção aos usuários dos serviços, essas intervenções são fundamentais para prevenir a propagação do HIV, da hepatite C e de outras doenças de transmissão sanguínea. 

Para auxiliar a resposta nacional à COVID-19, oferecemos apoio logístico e técnico aos principais hospitais de referência de COVID-19 em Maputo, e ajudamos no acompanhamento de pessoas vivendo com HIV com COVID-19 em Beira. 

Dados referentes a 2021

350.900

Consultas ambulatoriais

100

Pessoas começaram a terapia de substituição de opioides

4.310

Consultas individuais de saúde mental

3.120

Pessoas com HIV avançado sob cuidados diretos de MSF

Filtrar por