Na Palestina, administramos programas que oferecem tratamento especializado para queimaduras e trauma em Gaza e cuidados de saúde mental na Cisjordânia. Em 2021, também respondemos a emergências causadas por conflitos. 

 Em maio, as equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) responderam aos surtos de violência em Jerusalém, apoiando a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino na avaliação e na estabilização de centenas de pessoas feridas pela polícia israelense. Além disso, doamos suprimentos médicos essenciais ao hospital Al-Makkased, principal instalação de trauma para o atendimento de vítimas de violência. 

Entre 10 e 21 de maio, uma campanha militar israelense em Gaza matou mais de 250 e feriu cerca de 2 mil pessoas, enquanto mísseis disparados da Faixa de Gaza mataram 13 e feriram 700 pessoas em Israel. Nossas equipes em Gaza ampliaram as atividades no hospital Al-Awda em resposta ao alto número de vítimas. Durante esses 10 dias, realizamos mais de 100 intervenções cirúrgicas em pacientes feridos nas ofensivas. 

Na medida em que o número de pacientes com lesões relacionadas com conflitos aumentou, apoiamos as autoridades de saúde fornecendo pessoal e suprimentos médicos e melhorando a triagem nas emergências em alguns dos principais hospitais. 

Em Hebron, na Cisjordânia, fornecemos treinamento de primeiros socorros às comunidades locais e doamos suprimentos médicos para instalações de saúde gerais e especializadas. 

Além dessas intervenções de emergência, continuamos conduzindo nossas atividades de longo prazo em Gaza, oferecendo atendimento cirúrgico e pós-operatório, bem como apoio psicossocial, a pacientes de trauma e vítimas de queimaduras em três hospitais e cinco clínicas. Nossos projetos de saúde mental continuam em andamento na Cisjordânia, atendendo pacientes em Nablus, Hebron e Qalqilya. Em 2021, abrimos uma clínica móvel para mulheres e crianças em H2, uma região onde as pessoas vivem sujeitas à ocupação israelense e sofrem com um ambiente altamente coercitivo. Ali, oferecemos consultas ambulatoriais gerais, triagem para desnutrição, apoio à saúde mental e serviços de saúde sexual e reprodutiva. 

Dados referentes a 2021

129.800

Consultas ambulatoriais

3.290

Intervenções cirúrgicas

Filtrar por