Refugiados na Sérvia
Foto: Paul Hansen/Dagens Nyheter

Milhares de pessoas tentaram cruzar os Balcãs em 2021, buscando segurança em outros destinos europeus, apesar dos relatos de retaliações ilegais e violência indiscriminada por parte das autoridades estatais.

Na Sérvia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) ajudou migrantes e refugiados vivendo fora do alojamento oficial ao longo das fronteiras com a Croácia, a Hungria e a Romênia, no norte do país. Por meio de clínicas móveis, oferecemos atendimento médico e de saúde mental, bem como apoio social. Em fevereiro de 2021, MSF doou 2,5 toneladas de itens de primeira necessidade, como cobertores e kits de higiene, para organizações da sociedade civil na Sérvia, para serem distribuídos às pessoas necessitadas.

Entre janeiro e setembro, mantivemos equipes trabalhando nas zonas fronteiriças da Bósnia-Herzegovina, provendo assistência médica e em saúde mental às vítimas de violência.

Ao longo do ano, e em ambas as localidades, havia vítimas de violência física alegadamente perpetrada por autoridades de fronteira entre nossos pacientes. Além disso, tratamos pessoas cujo estado de saúde fora afetado pelas baixas temperaturas na região, pelas más condições de vida, pelas lacunas na assistência médica e pela falta de alimentos, de abrigo, de roupas limpas e de instalações de higiene.

 

Dados referentes a 2021

3.140

Consultas ambulatoriais

450

Pessoas tratadas por violência física intencional

120

Consultas individuais de saúde mental

Filtrar por