Um enfermeiro presta atendimento a um paciente com COVID-19 no Hospital Nacional Raqqa. Síria, junho de 2021. © Florent Vergnes

Na Síria, a crise econômica e a COVID-19 agravaram a crise humanitária causada por 11 anos de guerra, com um número maior do que nunca de pessoas precisando desesperadamente de assistência.

Em 2021, Médicos Sem Fronteiras (MSF) assistiu pessoas em diversas áreas do norte da Síria, onde pôde negociar o acesso e a situação de segurança estava suficientemente estável. Nossas equipes ofereceram cuidados para pacientes de trauma e ferimentos, serviços de saúde materno-infantil, apoio à saúde mental e tratamento para doenças crônicas em hospitais, centros de saúde, clínicas móveis e campos de pessoas deslocadas. A prestação de assistência em serviços essenciais transfronteiriça no norte da Síria continuou comprometida, pois apenas um dos três pontos de entrada na fronteira autorizados pelas Nações Unidas permaneceu aberto no Noroeste. O ponto de passagem de Semalka/Fishkhabour, na fronteira nordeste com o Curdistão iraquiano, esteve ocasionalmente fechado.

 

Noroeste da Síria

Embora a intensidade dos confrontos tenha diminuído desde o cessar-fogo assinado em março de 2020, cerca de 2,7 milhões de pessoas permanecem deslocadas e vivendo em condições precárias. Em 2021, áreas e infraestrutura civis, incluindo instalações médicas, ficaram sob fogo direto e milhares de pessoas foram mortas, feridas ou deslocadas.

Para atender às necessidades médicas nas províncias de Idlib e Aleppo, onde o sistema de saúde continua muito frágil, apoiamos oito hospitais, incluindo a única unidade especializada em queimaduras na região. Também administramos clínicas móveis e apoiamos centros de saúde para prestar atendimento a pessoas deslocadas que vivem em acampamentos. Nossos serviços incluíram cuidados obstétricos, tratamento para doenças infecciosas e crônicas, bem como doenças de pele relacionadas com as más condições de vida, tais como sarna e leishmaniose. Além disso, passamos a oferecer serviços de saúde mental a pessoas profundamente traumatizadas por mais de uma década de conflito.

Nos acampamentos, nossas equipes trabalharam para melhorar o abastecimento de água e as instalações de saneamento, construindo latrinas e providenciando instalações sanitárias para pessoas com deficiência, por exemplo. Além disso, kits de higiene e itens de primeira necessidade, como cobertores e materiais de aquecimento, foram distribuídos para ajudar as pessoas a lidar com o clima frio do inverno. Também conduzimos atividades de vigilância comunitária nos acampamentos para facilitar a detecção precoce de necessidades médicas e humanitárias.

Embora o número de pessoas que precisam de assistência tenha crescido em 2021, o financiamento humanitário continuou a se reduzir, e MSF recebeu um número crescente de pedidos para apoiar hospitais e centros de saúde que enfrentam a escassez frequente de medicamentos essenciais e suprimentos médicos. Para cobrir lacunas críticas na oferta de cuidados, ampliamos nossos serviços de saúde sexual e reprodutiva e nossas atividades de água, saneamento e higiene.

As necessidades já enormes na região foram exacerbadas pela pandemia de COVID-19 em 2021, na medida em que o noroeste da Síria vivenciou sua onda mais severa de infecções até o momento. Reabrimos nossos centros de isolamento na província de Idlib e os centros de tratamento comunitários em Afrin e Al-Bab, na província de Aleppo. Também apoiamos uma unidade pediátrica de COVID-19, implementamos cuidados domiciliares para pacientes que não precisam de hospitalização e distribuímos kits de prevenção contra a COVID-19 nos acampamentos contendo máscaras, materiais de higiene e informações sobre o vírus. Os esforços para conter a disseminação do vírus foram prejudicados pela baixa taxa de cobertura vacinal – apenas 3% da população total foi totalmente coberta até o final de 2021. Em resposta, enviamos equipes de promoção de saúde para divulgar mensagens sobre a segurança e eficácia das vacinas contra a COVID-19.

 

Nordeste da Síria

O povo do nordeste da Síria continuou a sofrer os graves efeitos de 11 anos de conflito, com deslocamentos, insegurança, crise econômica e acesso reprimido a serviços básicos gerando uma série de necessidades humanitárias em toda a região. Por exemplo, a estação de água de Alouk sofreu repetidas interrupções nos serviços, causando escassez ocasional de água para até um milhão de pessoas na província de Hassakeh.

MSF respondeu às necessidades humanitárias persistentes e emergentes nas províncias de Hassakeh, Aleppo e Raqqa. Ao longo do ano, apoiamos um grande centro de saúde básica em Raqqa para oferecer cuidados de emergência, ambulatorial e para doenças não transmissíveis (DNTs). Além disso, apoiamos as autoridades locais de saúde na provisão de vacinação de rotina para mulheres e crianças em 12 localidades em Kobanê/Ain Al-Arab e em toda a província de Aleppo.

Em Tal-Abyad e Ras Al-Ain, fizemos parcerias com organizações locais para restabelecer os serviços de vacinação de rotina e realizamos uma campanha de vacinação contra o sarampo.

Em junho, respondemos a um aumento do número de crianças desnutridas, estruturando um centro de nutrição terapêutica intensiva em Raqqa, ao lado de nosso centro ambulatorial. Em agosto, começamos a oferecer cuidados básicos de saúde e tratamento para tuberculose para adolescentes em um centro de detenção na cidade de Hassakeh. E, em setembro, passamos a apoiar uma nova clínica de tratamento de DNTs nos bairros do sul da cidade de Hassakeh.

O campo de Al-Hol, em Hassakeh, continua sendo um lugar inseguro para as pessoas viverem. No acampamento, que abriga cerca de 57 mil pessoas, principalmente mulheres e crianças, incidentes violentos se repetiram ao longo de 2021. Isso levou à morte de muitos residentes do acampamento, incluindo um membro da equipe de MSF em janeiro, além de repetidas interrupções na prestação de assistência humanitária.

MSF ofereceu cuidados básicos de saúde, tratamento para doenças não transmissíveis, cuidados para a COVID-19, apoio à saúde mental e serviços de água e saneamento no acampamento ao longo de 2021. Em setembro, fechamos nosso centro de nutrição terapêutica intensiva devido ao baixo número de pacientes e reorientamos nossa assistência para o atendimento de DNTs por meio de uma nova clínica inaugurada em outubro. Durante 2021, entregamos, em média, mais de 600 mil litros de água por dia ao acampamento e trabalhamos para garantir o acesso contínuo às instalações sanitárias. Apesar desses esforços, o acesso à água e a instalações sanitárias adequadas e suficientes continuam sendo grandes problemas no acampamento.

Em 2021, houve várias ondas de COVID-19 no nordeste da Síria. MSF apoiou o laboratório de Qamishli, única instalação com testes PCR na região, com suprimentos essenciais para testes para tentar evitar rupturas críticas. Em colaboração com parceiros locais, MSF cuidou de pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 em centros de tratamento em Hassakeh e Raqqa e doou suprimentos médicos para unidades de saúde em toda a região para ajudar na resposta à COVID-19.

Dados referentes a 2021

1.144.500

Consultas ambulatoriais

18.100

Partos assistidos

3.450

Atendimentos individuais de saúde mental

130.200

Vacinações de rotina

12.200

Intervenções cirúrgicas

43.900

Pessoas internadas

60.300

Famílias receberam itens de primeira necessidade

Filtrar por