Na Tailândia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua oferecendo cuidados de saúde mental a pessoas afetadas por turbulências nas províncias do sul de Pattani, Yala e Narathiwat. 

Confrontos esporádicos em toda a região do extremo sul do país nos últimos 15 anos afetaram a saúde psicológica das pessoas, muitas das quais relutaram em procurar cuidados. O conflito afetou homens, mulheres e crianças igualmente. 

Nossas equipes trabalham com organizações locais para melhorar a oferta de cuidados de saúde na região, especialmente para sobreviventes de abusos, que são excluídos do acesso a serviços existentes. Administramos um programa holístico, com foco particular no apoio à saúde mental, que inclui terapia individual e em grupo, educação psicossocial e controle de estresse. 

Além de cuidados básicos de saúde, oferecemos fisioterapia, gerenciamento da dor e apoio social. O projeto é o único na região que oferece esses serviços a sobreviventes de maus-tratos e suas famílias. 

Aumentar a conscientização sobre problemas de saúde mental continua sendo uma de nossas prioridades. Trabalhamos com as comunidades para prevenir incidentes violentos e construir mecanismos para enfrentá-los caso ocorram, conduzindo sessões de psicoeducação e treinamento em primeiros socorros psicológicos em centros de aconselhamento, mesquitas, escolas e outros locais, em áreas onde aconteceram inúmeros eventos violentos. Em 2021, ampliamos nosso programa de conscientização com o objetivo de estender essas atividades a áreas onde há pouca assistência médica disponível e alcançar um número maior de pessoas. 

MSF compartilha informações e conhecimentos sobre vários aspectos da saúde mental com redes locais, grupos e entidades estatais e não estatais, para fortalecer sua capacidade e melhorar as vias de referência para nossas instalações.

Dados referentes a 2021

1.560

Consultas individuais de saúde mental

48

Consultas grupais de saúde mental

Filtrar por