O conflito tem estado latente no leste da Ucrânia desde 2014. Para as pessoas que vivem em pequenos vilarejos próximos às linhas de frente dos confrontos, obter os cuidados de saúde necessários continua sendo um desafio.  

No oblast de Donetsk (província de Donetsk), Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a apoiar soluções locais inovadoras, trabalhando com voluntários da comunidade que estavam levando outros moradores de seus vilarejos às instalações médicas em seus próprios carros. Os voluntários também entregaram prescrições de medicamentos e compartilharam informações importantes sobre saúde. Ao longo do ano, MSF ofereceu apoio de profissionais de saúde básica por meio do treinamento com pares e os treinou para oferecer cuidados de saúde mental aos pacientes – algo que antes estava limitado às instalações de saúde especializadas em áreas urbanas. Além disso, doamos materiais médicos, incluindo medicamentos essenciais, para instalações de saúde. 

O tratamento do HIV avançado continuou sendo um desafio no leste da Ucrânia em 2021. No oblast de Luhansk, a equipe de MSF trabalhou com o Gabinete de Confiança do Ministério da Saúde (instalações especializadas em HIV) e com o principal laboratório para testes de HIV. Nossas equipes orientaram e treinaram enfermeiros e médicos, e ofereceram apoio psicológico e social aos pacientes para ajudá-los na adesão ao tratamento. Além disso, doamos testes e equipamentos de laboratório. 

No oblast de Zhytomyr, trabalhamos com o hospital regional de tuberculose (TB) para implementar um modelo de atendimento centrado no paciente para TB multirresistente (TB-MDR). Desde 2019, temos feito pesquisas para evidenciar a eficácia de tratamentos mais curtos e totalmente orais, combinados com orientação e apoio social, como a distribuição de lenha e cestas básicas. MSF também está construindo um laboratório com ferramentas modernas de diagnóstico para permitir que os pacientes comecem a fazer o tratamento correto o mais rápido possível.  

Em 2021, apoiamos a resposta à COVID-19, doando equipamentos de proteção individual, testes rápidos de diagnóstico e concentradores de oxigênio para instalações de saúde. Também oferecemos apoio psicológico aos profissionais de saúde, que estavam sob intensa pressão, aos pacientes e comunidades. Em Donetsk, tratamos pacientes com sintomas leves a moderados em suas casas por meio de nossas clínicas móveis.

Dados referentes a 2021

2.670

Consultas Ambulatoriais

26

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose multirresistente (TB-MDR)

2.130

Consultas individuais de saúde mental

660

Pessoas iniciaram tratamento para hepatite C

Filtrar por