Foto: MSF/Gulziyra Nurullaeva

No Uzbequistão, Médicos Sem Fronteiras (MSF) trabalha com o Ministério da Saúde para melhorar o diagnóstico e o tratamento da tuberculose (TB), incluindo formas da doença resistentes a medicamentos, e oferece cuidados para HIV. 

Em março de 2021, concluímos a inscrição de pacientes na sucursal uzbeque do ensaio clínico TB PRACTECAL nove meses antes do previsto, uma vez que já se havia demonstrado, com sucesso, que o regime de tratamento totalmente oral de seis meses é mais seguro e eficaz no tratamento da TB resistente à rifampicina do que o padrão internacional de cuidados. 

Em vista deste sucesso inicial, as equipes do ensaio clínico em Nukus e Tashkent iniciaram os preparativos para apoiar a implementação de regimes semestrais de tratamento totalmente orais em todo o país, de forma alinhada às condições da pesquisa operacional. Além disso, continuamos apoiando o programa nacional de TB em Nukus com conhecimentos técnicos, diagnósticos de laboratório e medicação para pacientes com TB resistente a medicamentos em Karakalpakstan. 

Em Tashkent, ampliamos a testagem e a oferta de tratamento para HIV por meio do modelo de atendimento integral em uma só visita, que permite que as pessoas vivendo com HIV façam exames para várias doenças infecciosas em um único local. No final do ano, conduzimos um programa de treinamento multirregional voltado para médicos para ampliar sua capacidade de atendimento por meio desse modelo e lançamos um laboratório móvel para melhorar o acesso a testes de HIV, hepatite C e outras infecções sexualmente transmissíveis para grupos marginalizados. Além disso, apoiamos no tratamento e no suprimento de medicamentos do Hospital Nº 5 de Tashkent para pessoas com HIV, incluindo aqueles com coinfecções. 

Dados referentes a 2021

540

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose multirresistente (TB-MDR)

Filtrar por