Em Bangladesh, Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra programas de saúde em Cox’s Bazar, voltados para refugiados que escaparam da violência recorrente imposta ao Estado de Rakhine pelos militares de Mianmar, e nas favelas de Dhaka, voltados para comunidades vulneráveis.

Em 2021, também apoiamos a resposta à COVID-19.

Resposta de emergência à COVID-19

Entre julho e outubro, montamos e administramos um centro de tratamento de emergência para COVID-19 com 16 leitos voltados para pessoas com sintomas de moderados a graves. MSF também apoiou a única campanha de vacinação conduzida pelo governo em um campo de refugiados e auxiliou no recrutamento e treinamento de pessoal.

Cox’s Bazar

Em 10 instalações de saúde, oferecemos uma variedade de cuidados especializados para atender a algumas das muitas necessidades dos mais de 920 mil refugiados rohingya que vivem nos acampamentos, bem como de um número crescente de pacientes da comunidade local. Os serviços incluem cuidados gerais de saúde, tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, atendimento de emergência para pacientes com trauma e saúde da mulher. Também melhoramos as instalações de água e saneamento nos acampamentos.

Em 2021, nossas equipes continuaram testemunhando as consequências médicas da deterioração das condições do acampamento. Serviços de água e saneamento terríveis, incêndios, inundações e restrições de movimento afetam a capacidade dos Rohingya de viver com dignidade. MSF é a maior provedora de cuidados psiquiátricos especializados para pessoas que sofrem com graves condições de saúde mental, como psicose e transtornos de ansiedade, que, muitas vezes, têm origem no ambiente do acampamento e na sensação de desesperança com relação ao futuro.

Durante o ano, repassamos algumas de nossas atividades a organizações locais, incluindo uma extensa rede de água alimentada por energia solar.

Kamrangirchar

Administramos duas clínicas no distrito de Kamrangirchar, na capital Daca, oferecendo cuidados de saúde reprodutiva e tratamento médico e psicológico para sobreviventes de violência sexual e de gênero.

Também oferecemos serviços de saúde ocupacional, que incluem tratamento para trabalhadores diagnosticados com doenças relacionadas com seu ambiente de trabalho, bem como cuidados preventivos e avaliação de risco em fábricas. Nossa assistência médica é adaptada às necessidades das pessoas que trabalham em condições extremamente perigosas.

 

 

Dados referentes a 2021

21.400

Pacientes internados

4.580

Partos assistidos

716.600

Consultas ambulatoriais

32.800

Consultas individuais de saúde mental

Filtrar por