Apesar da crescente insegurança em Burkina Faso, Médicos Sem Fronteiras (MSF) conseguiu adaptar suas atividades e continuar prestando cuidados que salvam vidas a milhares de pessoas em 2021.

Em dezembro de 2021, o número de pessoas deslocadas internamente em Burkina Faso ultrapassou a marca de 1,5 milhão, quase 8% da população total do país, devido ao recrudescimento do conflito entre grupos armados não estatais e forças nacionais e internacionais. Sahel, Nord, Centre-Nord, Boucle du Mouhoun, Hauts-Bassins e Est foram algumas das regiões mais gravemente afetadas pela violência.

A deterioração da situação de segurança dificultou o acesso de MSF e de outras organizações humanitárias e médicas a áreas remotas e, por sua vez, também impactou o acesso dos pacientes a cuidados de saúde. As instalações médicas foram fechadas ou atacadas, ambulâncias foram roubadas e equipes médicas sequestradas. Todos esses fatores nos obrigaram a adaptar os projetos e assistência oferecida em alguns lugares em Est, Sahel e Centre-Nord. Por exemplo, suspendemos nossas atividades em Foubé em novembro, depois que o centro que apoiamos foi incendiado.

Ao longo do ano, continuamos prestando assistência médica às comunidades locais e deslocadas em cinco das 13 regiões do país, concentrando esforços em grandes problemáticas relacionadas com a saúde, como epidemias e picos sazonais de malária, meningite, hepatite E, sarampo, doenças transmitidas pela água, saúde mental e violência sexual. Nossas equipes transportaram água em caminhões e construíram e reabilitaram poços para apoiar no combate à grave escassez de água potável, exacerbada pelo conflito contínuo.

Também lançamos várias intervenções de emergência, em resposta a surtos de violência e deslocamento forçado, como, por exemplo, após o ataque ao vilarejo de Solhan, na região do Sahel, em 5 de junho de 2021, o mais mortal desde 2015. Prestamos apoio psicológico às pessoas que permaneceram no vilarejo ou se refugiaram nas comunidades vizinhas, e encaminhamos as que necessitavam de tratamento adicional para centros de saúde em Ouagadougou. Durante essas respostas de emergência, distribuímos kits contendo itens de cozinha e higiene e prestamos cuidados médicos por meio de clínicas móveis ou em postos de saúde construídos no local.

 

Dados referentes a 2021

844.300

Consultas ambulatoriais

107.377.300

Litros de água distribuídos

321.600

Casos tratados por malária

12.300

Partos assistidos

225.600

Vacinações de rotina

Filtrar por