Ala infantil em Mora, extremo norte de Camarões
Foto: Patrick Meinhardt

Em 2021, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoiou pessoas deslocadas internamente, refugiados e comunidades locais em áreas afetadas por conflitos, violência e epidemias, e prestou suporte às respostas nacionais à COVID-19 e à cólera.

O ano de 2021 foi marcado por surtos de violência armada, resultando num grande número de pessoas deslocadas nas regiões do extremo norte e no sudoeste de Camarões. Perto do meio do ano, quase dois milhões de pessoas haviam sido deslocadas forçosamente, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). O nível de violência aumentou a volatilidade do contexto e a exposição de nossas equipes a essa instabilidade, o que acabou por limitar o acesso de pessoas vulneráveis a cuidados de saúde.

Para responder às crescentes necessidades de saúde, apoiamos hospitais e centros de saúde e administramos um serviço de ambulância 24 horas. Também oferecemos um modelo de atendimento descentralizado por meio da atuação de voluntários de saúde comunitária, treinados para tratar casos simples de doenças comuns.

Acesso limitado de pessoas vulneráveis a cuidados de saúde

Na região noroeste de Camarões, onde as atividades de MSF foram suspensas pelas autoridades em dezembro de 2020, não recebemos permissão para retomar nossa atuação médica e tivemos que providenciar a retirada da maior parte do nosso pessoal de campo, mantendo um escritório de apoio em Bamenda. Essa suspensão prolongada privou milhares de pessoas do acesso a cuidados médicos que salvam vidas. Além disso, na região de língua inglesa no sudoeste de Camarões, continuamos testemunhando ataques públicos direcionados a MSF e o assédio e a detenção de membros de nossas equipes, o que reduz drasticamente o acesso médico e humanitário. Apesar desses desafios, continuamos prestando apoio às pessoas por meio de inúmeras intervenções médicas, de cirurgias a respostas a epidemias.

Resposta a surtos

Para apoiar a resposta das autoridades a um surto de cólera em Ekondo Titi, na região sudoeste, tratamos pacientes nas áreas de saúde de Idenau, Bamusso e Kombo Itindi. Aplicamos vacinas e facilitamos atividades de água e saneamento, além de promover ações de conscientização sobre tratamento e prevenção.

MSF apoiou a resposta nacional à COVID-19 durante a segunda e a terceira ondas da epidemia em Buea, Maroua, Mora e Yaoundé. Nossa resposta incluiu a construção de unidades de isolamento, o tratamento de pacientes, a doação de oxigênio, o treinamento da equipe de saúde, a realização de atividades de promoção de saúde e o apoio às atividades de vacinação em Yaoundé. Também conduzimos estudos científicos sobre a COVID-19 em Camarões.

 

Dados referentes a 2021

132.600

Casos tratados por malária

2.100

Intervenções cirúrgicas

450

Pessoas tratadas por cólera

Filtrar por