Na Índia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) trabalha para preencher as lacunas em termos de cuidados de saúde voltados para as pessoas mais marginalizadas e vulneráveis, incluindo sobreviventes de violência sexual e pacientes com doenças infecciosas. 

Apesar das restrições impostas pela COVID-19, continuamos a oferecer uma grande variedade de serviços na Índia, incluindo apoio à saúde mental para pessoas afetadas por conflitos na Caxemira, cuidados básicos de saúde em áreas remotas de Chhattisgarh e tratamento para sobreviventes de violência sexual e de gênero na capital, Nova Delhi. 

Em Manipur, nossas equipes administram clínicas de HIV com uma abordagem centrada no paciente e apoiam o centro de tratamento antirretroviral e a ala de internação dedicada a HIV de um hospital distrital. Também distribuímos cupons de alimentos e rações secas para usuários de drogas intravenosas em situação de rua e continuamos trabalhando com o governo para melhorar o acesso de pacientes com HIV com infecções oportunistas, e potencialmente fatais, a cuidados de saúde holísticos. Durante a segunda onda de COVID-19, enviamos equipes de emergência para gerenciar unidades de alta dependência em Imphal e Churachandpur. Além disso, disponibilizamos uma linha de telemedicina e uma de apoio à saúde mental para as pessoas diagnosticados com o vírus. Em um dos estados mais pobres da Índia, Bihar, estivemos concentrados em oferecer cuidados essenciais e paliativos a pacientes com HIV avançado. Suporte nutricional e de saúde mental são elementos importantes do nosso modelo de cuidados. 

Em Mumbai, tratamos casos complexos de tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) em nossa clínica e apoiamos serviços ambulatoriais na ala M/Leste, que concentra uma das mais altas taxas da doença na cidade. Em 2021, continuamos a tratar pacientes inscritos no ensaio clínico endTB, com o objetivo de gerar mais evidências para embasar tratamentos mais curtos, mais toleráveis e livres de injeções para TB multirresistente. Durante a pandemia de COVID-19, oferecemos consultas por telefone e fornecemos reposições de medicamentos em maior quantidade para garantir a continuidade dos tratamentos por mais tempo. Nossas equipes também apoiaram o tratamento de casos moderados de COVID-19 em um dos hospitais da cidade, treinaram a equipe do Ministério da Saúde e realizaram atividades de promoção de saúde e de prevenção na comunidade. 

Dados referentes a 2021

14.700

Consultas individuais de saúde mental

7.680

Casos tratados por malária

1.070

Pessoas que iniciaram o tratamento para tuberculose, incluindo 400 para TB-MDR

620

Pessoas que receberam tratamento por violência sexual

Filtrar por