Uma promotora de saúde de MSF dá pastilhas potabilizadoras de água a uma mulher no vilarejo de Magama, estado de Bauchi. Nigéria, setembro de 2021. © Hussein Amri/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra uma ampla gama de programas por toda a Nigéria, para ajudar a enfrentar os muitos desafios de saúde impostos pela deterioração da segurança, degradação ambiental e doenças endêmicas.  

 Administramos uma das nossas maiores operações em todo o mundo na Nigéria, país mais populoso da África, assistindo às pessoas afetadas por violência e deslocamentos, melhorando a saúde das mães e das crianças pequenas e oferecendo serviços especializados para doenças negligenciadas, como Noma. Além das atividades regulares de saúde básica e especializada, atuamos em resposta a surtos de doenças e a outras emergências. 

 

Violência e deslocamento 

 

Nordeste da Nigéria 

O Nordeste da Nigéria, particularmente o estado de Borno, vem sofrendo há mais de uma década com o conflito armado entre o governo e grupos armados não estatais. As pessoas que vivem em áreas controladas por grupos armados não têm acesso à assistência humanitária. 

Cerca de 1,6 milhão de pessoas estão deslocadas em Borno, e cerca de 30 mil famílias vivem na capital do estado, Maiduguri. Em 2021, as autoridades começaram a fechar os campos de deslocados em Maiduguri e incentivaram as pessoas que viviam ali a retornar às suas regiões de origem. 

Em Maiduguri, MSF continuou a oferecer assistência médica especializada para salvar as vidas de crianças menores de 15 anos no hospital pediátrico de Gwange. Durante o pico da malária, ampliamos nossa capacidade, realizando consultas adicionais para crianças desnutridas em um centro de nutrição com 120 leitos. Também oferecemos cuidados básicos de saúde aos deslocados que vivem em cinco acampamentos informais em Maiduguri. 

Em agosto, fomos forçados a encerrar operações nas cidades de Gwoza e Pulka, devido à deterioração da situação de segurança na área e às ameaças contra os trabalhadores humanitários. No entanto, continuamos a administrar uma unidade de internação de 20 leitos no hospital de Ngala e a apoiar os serviços ambulatoriais e de internação no centro de saúde materno-infantil de Gamboru. Agentes de saúde comunitária voluntários treinados por MSF também realizaram consultas em Ngala e Rann. 

 

Noroeste da Nigéria 

O conflito contínuo entre pecuaristas e agricultores deslocou mais de 530 mil pessoas no Noroeste da Nigéria. Além disso, gangues criminosas se envolvem cada vez mais em assassinatos, saques e sequestros por resgate, especialmente de crianças em idade escolar. 

Em Zamfara, continuamos a administrar nosso hospital infantil de 130 leitos em Anka e prestamos assistência médica às pessoas deslocadas que vivem na cidade. Também trabalhamos em dois hospitais em Shinkafi e Zurmi, apoiando centros de nutrição terapêutica e atendimento pediátrico hospitalar, dando consultas em saúde mental e oferecendo tratamento para sobreviventes de violência sexual e de gênero. 

Após mais de 11 anos de atividades, repassamos nosso projeto de envenenamento por chumbo em Zamfara às autoridades estaduais no final de 2021. Causada por práticas inseguras de mineração, a exposição ao chumbo causou a morte de centenas de crianças. Após uma abordagem multissetorial bem-sucedida, que envolveu tratamento médico para excretar o chumbo do corpo, reabilitação ambiental de áreas contaminadas por chumbo e promoção de práticas seguras de mineração, não há mais crianças morrendo envenenadas por chumbo na área.  

Em julho, MSF começou a trabalhar com o Ministério da Saúde em Katsina para responder a níveis alarmantes de desnutrição aguda entre crianças e apoiar centros de nutrição terapêutica ambulatorial em quatro centros básicos de saúde na área do governo local de Jibia. Em setembro, abrimos um novo centro de nutrição terapêutica intensiva na cidade de Katsina. 

 

Nigéria Central 

Em 2021, confrontos intercomunitários entre pecuaristas e agricultores levaram a mais ondas de deslocamento no estado de Benue, e mais de 220 mil pessoas estavam vivendo em condições terríveis em acampamentos informais com acesso limitado a cuidados de saúde, alimentos, água e saneamento até o final do ano. Para atender às imensas necessidades, administramos duas clínicas de saúde básica nos acampamentos de Mbawa e Abagana, oferecendo consultas ambulatoriais, atendimento de pré e pós-natal, suporte nutricional, educação em saúde e atendimento a sobreviventes de violência sexual. Em junho, começamos a assistir a pessoas recém-deslocadas no campo de Ortese, administrando clínicas móveis, construindo banheiros e chuveiros e distribuindo água e mosquiteiros. 

 

Respostas a surtos de doenças 

 

Cólera 

Em 2021, a Nigéria viveu o pior surto de cólera da última década, afetando a maior parte do país e matando cerca de 3.600 pessoas. Equipes de emergência de MSF trabalharam ao lado do Ministério da Saúde para conter o surto, abrindo centros de tratamento de cólera nos estados de Bauchi, Borno, Kano e Zamfara, implementando campanhas de vacinação e ações de promoção da saúde e melhorando os serviços de água e saneamento. 

 

Febre de Lassa 

No estado de Ebonyi, a febre de Lassa, doença hemorrágica aguda, é endêmica. Nosso apoio às autoridades de saúde locais e nacionais consiste em assessoria técnica, treinamento de pessoal e oferta de tratamento em um hospital em Abakaliki.  

 

Programas de saúde gerais e especializados 

 

Sokoto 

Em Sokoto, apoiamos o tratamento de Noma, doença negligenciada que afeta principalmente crianças pequenas. A doença começa com uma infecção das gengivas, que destrói os ossos e os tecidos da bochecha e do nariz se não for tratada, matando até 90% das pessoas afetadas em questão de semanas. Aqueles que sobrevivem ficam com graves deformações, que só podem ser corrigidas com cirurgia reconstrutiva. Além da cirurgia, nossa equipe oferece fisioterapia, suporte nutricional e de saúde mental e realiza atividades de divulgação para melhorar a detecção precoce da doença.  

Kano 

Em Kano, trabalhamos em dois centros de saúde básica em Tarauni e Ungogo. Nossas equipes visam reduzir doenças e mortes relacionadas com surtos de doenças e melhorar o os cuidados voltados para gestantes e recém-nascidos. Em agosto, começamos a oferecer cuidados obstétricos e de neonatal de emergência e assistência a partos no centro de saúde de Garan Gamawa, em Gwale. 

Jigawa 

Nossa equipe oferece cuidados integrais obstétricos e neonatais de emergência no hospital geral de Jahun, em Jigawa, que assiste a cerca de 1 mil mulheres todos os meses. Em 2021, também apoiamos quatro centros com atendimento obstétrico e neonatal de emergência nas áreas de Jahun, Aujara, Miga e Taura. 

Rivers  

Em novembro, repassamos nosso programa integral de atendimento às vítimas de violência sexual e de gênero (VVSG) em Port Harcourt. Desde dezembro de 2020, apoiamos um total de 1.129 novos pacientes, a maioria dos quais menores de idade, e demos seguimento a outros 1.500. Outras atividades relacionadas com VVSG envolveram treinamentos em cinco hospitais e quatro clínicas de saúde básica e apoio a lares para crianças e centros de detenção com a realização de clínicas móveis, treinamento para cuidadores, doações de suprimentos médicos e melhorias nos serviços de água e saneamento. 

Dados referentes a 2021

493.700

Consultas ambulatoriais

17.500

Partos assistidos

13.200

Crianças admitidas em programas de nutrição intensiva

98.900

Pacientes internados

15.000

Consultas individuais de saúde mental

19.900

Crianças tratadas por sarampo

136.200

Casos tratados por malária

39.000

Admissões de crianças em programas de nutrição ambulatorial

38.700

Pessoas tratadas por cólera

Filtrar por