Paquistão: Atendendo cuidados de saúde necessários em meio a pandemia de COVID-19
Foto: MSF/Nasir Ghafoor

No Paquistão, Médicos Sem Fronteiras (MSF) concentra esforços na melhoria do acesso a cuidados de saúde de mulheres e crianças e no tratamento de doenças transmissíveis. Em 2021, continuamos apoiando a resposta à COVID-19. 

 Apesar da escassez de pessoal e suprimentos causada pela COVID-19, nossas equipes conseguiram manter todos os projetos no Paquistão abertos. 

Mantivemos nossos serviços de cuidados reprodutivos, neonatais e pediátricos em cinco diferentes localidades nas províncias de Baluchistão e Khyber Pakhtunkhwa. Além disso, prestamos assistência às comunidades locais, refugiados afegãos e pessoas nas áreas de fronteira, administrando cuidados obstétricos de emergência e programas de nutrição e assegurando o tratamento e o encaminhamento de pacientes com traumas críticos. 

Continuamos operando nosso programa de leishmaniose cutânea nessas duas províncias e abrimos duas novas clínicas satélites nos distritos de Pexauar e Bannu. 

No final de janeiro, repassamos a última das nossas atividades no Hospital Sede do Distrito de Timurgara à Secretaria de Saúde. Desde 2008, estávamos oferecendo atendimento de emergência, obstétrico e neonatal. 

Em Karachi, na província de Sindh, onde gerimos um projeto de hepatite C no assentamento informal Colônia Machar, passamos a apoiar as atividades de vacinação contra a COVID-19 em setembro. Abrimos um centro de vacinação no centro de saúde rural de Sher Shah e enviamos uma clínica móvel de vacinação para vários outros locais no distrito de Kemari. No Baluchistão, apoiamos o Ministério da Saúde fornecendo pessoal, transportando amostras de testes para laboratórios e doando equipamentos de proteção individual (EPI). Também doamos medicamentos, equipamentos médicos e EPIs para autoridades locais de saúde e hospitais em outras quatro províncias. 

Em Gujranwala, província de Punjab, inauguramos, em novembro, um novo projeto para diagnosticar e tratar pessoas com tuberculose multirresistente (TB-MDR), implementando uma abordagem descentralizada, que permite que os pacientes recebam cuidados mais próximo de suas casas. 

Ao longo do ano, MSF fez inúmeras doações para hospitais e autoridades de gestão de desastres e ajudou com respostas a surtos de sarampo e dengue. Além disso, doamos 500 kits de socorro às pessoas afetadas pelo terremoto em Harnai, no Baluchistão. 

Dados referentes a 2021

19.100

Partos assistidos

10.700

Doses administradas da vacina contra COVID-19

6.200

Pessoas tratadas para leishmaniose cutânea

80

Consultas ambulatoriais por COVID-19

10.500

Crianças admitidas em programas de nutrição ambulatorial

Filtrar por