Criança leva panela com comida na cabeça, cena rotineira em Kenema, Serra Leoa
Foto: Mohammed Sanabani/MSF

Em Serra Leoa, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua preenchendo lacunas nos serviços de saúde, principalmente no que diz respeito a cuidados voltados para mulheres e crianças, e apoiando a resposta a doenças infecciosas. 

Em 2021, oferecemos cuidados de saúde gerais e especializados em três distritos e administramos programas de treinamento para responder à grave escassez de pessoal médico qualificado, que vem resultando na falta da oferta de serviços para os grupos mais vulneráveis. 

No hospital de Hangha, no distrito de Kenema, onde nossa equipe presta cuidados pediátricos de emergência a crianças menores de cinco anos, iniciamos a construção de uma nova maternidade, com dois centros cirúrgicos para partos complicados e uma unidade neonatal, que aumentará a capacidade total do hospital para 164 leitos. Nossa equipe também trabalha em unidades de saúde periféricas e oferece cuidados para doenças como malária, diarreia e pneumonia diretamente na comunidade. 

No distrito de Tonkolili, estivemos concentrados em reduzir as mortes materno-infantis, apoiando os serviços pediátricos, a maternidade, os serviços neonatais e os voltados para adolescentes no hospital Magburaka, no posto de saúde materno-infantil Magburaka, em 12 centros de saúde e 10 pontos de malária na província de Yoni. Além disso, trabalhamos com as autoridades distritais para ampliar sua capacidade de resposta a epidemias. 

Na cidade de Makeni, no distrito de Bombali, estamos ajudando o programa nacional de tuberculose (TB) a melhorar a oferta de cuidados para tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) e a disponibilizá-los de forma ambulatorial. Em 2021, ampliamos nossas atividades para todas as instalações de TB do distrito, incluindo as prisões. Além disso, nossa equipe continua apoiando a principal instalação de TB do país no hospital Lakka, em Freetown. 

Após a declaração de um novo surto de Ebola em fevereiro na Guiné, uma equipe de emergência foi enviada a Serra Leoa para apoiar o sistema de saúde no distrito fronteiriço de Kailahun, para evitar a propagação do vírus para dentro do país. A equipe estruturou alas de isolamento em várias unidades de saúde, treinou profissionais de saúde e reforçou as atividades de promoção de saúde. 

Em Freetown, ajudamos na campanha de vacinação contra a COVID-19 promovida pelo governo na comunidade de Thompson Bay, e começamos a renovar algumas partes do hospital de Connaught, para estruturar um centro de tratamento de COVID-19 com 45 leitos.

Dados referentes a 2021

122.900

Consultas ambulatoriais

4.020

Partos assistidos

68.400

Casos de malária tratados

600

Pessoas iniciaram tratamento para tuberculose (TB)

Filtrar por