Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra uma série de serviços de saúde voltados para refugiados do Burundi e comunidades locais na região de Kigoma, na Tanzânia. 

Em 2021, MSF prestou assistência médica a cerca de 77 mil refugiados no campo de Nduta e na comunidade residente do entorno. Nossos cuidados incluíram atendimento e aconselhamento para sobreviventes de violência sexual e de gênero, consultas de saúde mental e tratamento para tuberculose, HIV e doenças não transmissíveis. Além disso, administramos alas pediátricas e de adultos no hospital do acampamento e assistimos partos. Para pacientes que necessitavam de atendimentos cirúrgicos e obstétricos de emergência, facilitamos o encaminhamento ao hospital governamental mais próximo. Além disso, apoiamos atividades de preparação e resposta de emergência, por exemplo, abrindo uma unidade de isolamento de COVID-19 no hospital do campo de Nduta, onde cuidamos de 41 pacientes. 

Durante o ano, repassamos três postos de saúde e um centro de nutrição terapêutica ambulatorial à Sociedade da Cruz Vermelha da Tanzânia, o que nos permitiu ampliar nossos esforços voltados para cuidados especializados. 

Em 6 de dezembro, Mtendeli, um dos três campos de refugiados na região de Kigoma, foi oficialmente fechado, e as 20 mil pessoas que viviam ali foram transferidas para Nduta. O campo de Mtendeli foi criado em 2016, depois que dezenas de milhares de pessoas fugiram para a Tanzânia, vindo do vizinho Burundi, para escapar do conflito. A repatriação voluntária de refugiados burundianos continua, com 139.305 processos concluídos entre janeiro e novembro de 2021. 

Dados referentes a 2021

64.100

Consultas ambulatoriais

7.960

Consultas individuais de saúde mental

11.000

Casos tratados por malária

20.800

Internações de emergência

Filtrar por