As equipes Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Uganda oferecem cuidados para HIV e apoiam sobreviventes de violência sexual e de gênero. Além disso, oferecem serviços de saúde sexual e reprodutiva adaptados às necessidades dos pacientes mais jovens em nossa Clínica da Juventude de Kasese. 

Nossas atividades em Arua se concentram em cuidados para HIV para crianças, adolescentes, pacientes instáveis e aqueles com a doença em estágio avançado. Isso inclui pontos de testagem de carga viral no local de tratamento com o objetivo de facilitar a detecção rápida e o tratamento precoce, que demonstrou melhorar os resultados dos pacientes. Em 2021, para nos adaptarmos às restrições impostas pela COVID-19, ampliamos as visitas domiciliares e fornecemos aos pacientes refis de medicamentos para evitar a necessidade de seu reabastecimento no curto prazo. 

Também trabalhamos com o Ministério da Saúde (MS) em Arua para melhorar o tratamento de pacientes com tuberculose (TB) e TB multirresistente (TB-MDR) na ala de isolamento do hospital. Além disso, auxiliamos na testagem para TB no ambulatório e em toda a região do Nilo Ocidental para garantir diagnóstico e tratamento oportunos. 

Nos distritos de Kasese e Kitawenda, oferecemos exame precoce para HIV, tratamento e monitoramento das comunidades que vivem no entorno dos lagos George e Edward. Em colaboração com o Ministério da Saúde, adaptamos esses serviços às necessidades específicas dessas comunidades. Em Kasese, administramos uma clínica amigável para jovens no modelo integral, que consiste em uma instalação que ofereça todo o necessário em uma só visita, em um centro de saúde local, por meio do qual oferecemos cuidados de saúde sexual e reprodutiva, além de serviços ambulatoriais gerais, para adolescentes e jovens adultos. Os serviços incluem promoção e educação em saúde, prevenção, exame e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, atendimento ao aborto seguro, apoio e aconselhamento por meio de pares. 

Nos assentamentos para refugiados nos distritos de Arua e Terego, oferecemos atendimento clínico e psicológico para sobreviventes de violência sexual e de gênero, atendimento ao aborto seguro e serviços de saúde mental. 

MSF apoiou a resposta nacional à COVID-19 com triagem, testagem, vacinação de pacientes com comorbidades e tratamento no hospital regional de referência de Arua e no hospital de Entebbe. Além disso, vacinamos 270 mil pessoas em Kasese. 

Durante as eleições de janeiro, estruturamos uma área de triagem para possíveis sobreviventes de violência política no hospital de Mulago em Kampala.

Dados referentes a 2021

37.700

Consultas ambulatoriais

1.150

Pessoas em tratamento ARV de segunda linha sob cuidados diretos de MSF

11.800

Consultas individuais de saúde mental

920

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

2.180

Pessoas em tratamento ARV de primeira linha

Filtrar por